A Doçura Caseira: Como Fazer um Incrível Sorvete de Flocos

Como Fazer um Incrível Sorvete de Flocos

Você sabia que o sorvete de flocos é um dos sabores mais populares do Brasil? Pois é, ele foi criado na Itália, durante o século XIX e desde então, conquistou corações (e paladares) ao redor do mundo.

Com a mistura suave de creme de leite, baunilha e flocos de chocolate, ele é a pedida perfeita para qualquer momento. E a boa notícia? Você pode fazer este sabor maravilhoso em casa!

Enquanto os ventos gelados do inverno sopravam na pitoresca cidade de Turim, na Itália do século XIX, nasceu um dos sabores de sorvete mais amados do mundo: o Sorvete de Flocos.

Este sabor encantador, com sua mistura harmoniosa de creme gelado e delicados flocos de chocolate, rapidamente conquistou o paladar dos italianos antes de embarcar numa viagem de sabor ao redor do mundo.

No Brasil, o sorvete de flocos encontrou um lar acolhedor e tornou-se um dos sabores mais adorados em todo o país, sendo uma presença constante em sorveterias, festas de aniversário e reuniões familiares.

Apesar de sua origem europeia, o sabor parece ter sido feito sob medida para o clima tropical brasileiro, proporcionando uma refrescância deliciosa que contrasta perfeitamente com os dias quentes.

E o que torna o sorvete de flocos tão especial, você pode perguntar? Para começar, ele é uma combinação sublime de simplicidade e sabor.

O sorvete em si é cremoso e delicado, geralmente feito com uma base de baunilha ou creme, que serve como pano de fundo para o verdadeiro astro do show:

os flocos de chocolate. Estes pequenos pedaços de chocolate meio amargo fornecem uma surpresa crocante em cada mordida e equilibram perfeitamente a doçura do sorvete.

Mas a melhor parte? Você não precisa sair de casa ou esperar um carrinho de sorvete passar para desfrutar deste sabor incrível.

Com alguns ingredientes simples e um pouco de paciência, você pode fazer o seu próprio sorvete de flocos em casa. E acredite em mim, nada se compara à satisfação de saborear um sorvete que você mesmo preparou.

Ingredientes

1 litro de leite integral
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite sem soro
200g de chocolate meio amargo
Modo de Preparo

Como Fazer um Incrível Sorvete de Flocos

Como Fazer um Incrível Sorvete de Flocos

Em uma panela, misture o leite e o açúcar. Leve ao fogo médio até ferver.

Quando começar a ferver, retire do fogo e adicione a essência de baunilha. Deixe a mistura esfriar.

Assim que esfriar, adicione o creme de leite à mistura e mexa bem.

Leve a mistura ao congelador por cerca de 2 horas, ou até começar a endurecer nas bordas.

Enquanto o creme esfria, derreta o chocolate em banho-maria e depois o espalhe em uma forma, deixando-o bem fino. Leve ao congelador até endurecer.

Retire a mistura de sorvete do congelador e bata no liquidificador para que fique cremosa.

Quebre o chocolate congelado em pequenos pedaços, criando os “flocos”.

Adicione os flocos de chocolate à mistura de sorvete e mexa bem.

Leve o sorvete ao congelador por mais 4 horas, ou até que esteja completamente congelado.

Informações Nutricionais e Recomendações

Cada porção deste delicioso sorvete de flocos possui aproximadamente 250 calorias. No entanto, devido ao alto teor de açúcar e leite, ele pode não ser adequado para diabéticos ou pessoas com intolerância à lactose.

Bebidas que Combinam

Para acompanhar seu sorvete de flocos, um suco de frutas cítricas ou um café expresso pode ser uma excelente escolha, equilibrando a doçura do sorvete.

Conclusão

Fazer o próprio sorvete em casa pode ser mais fácil do que você imagina, e é uma excelente atividade para fazer com as crianças.

Lembre-se, a prática leva à perfeição, então, se o seu sorvete não sair perfeito na primeira vez, continue tentando! Afinal, quem é que não gostaria de mais uma desculpa para fazer sorvete?

E aí, gostou da nossa receita? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário e compartilhe este post com seus amigos.

E fique ligado para mais receitas deliciosas e dicas de cozinha de um chef com mais de 30 anos de experiência. Até a próxima!

O que você Achou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?